sexta-feira, 31 de maio de 2013

Diocese de Ji-Paraná se prepara para realizar a 3ª Etapa da Escola de Teologia




          A Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ji-Paraná realizará, logo mais nos dias 5-12 de julho próximos, a 3ª Etapa da 8ª Turma da Escola de Formação Teológica e Pastoral "Pe. Ezequiel Ramin".
Essa Escola de formação para Leigos/as já existe na Diocese desde 1987, inicialmente coordenada pelas Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora. Com a saída da Congregação da Diocese, a Animação Bíblico-Catequética assumiu os trabalhos com a Escola.


SOBRE A PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa (a 3ª da 8ª Turma) será realizada nos dias 5-12 de julho próximos. As disciplinas e seus facilitadores serão:
Bíblia 2: Prof.ª Ms. Maristela Tezza
Filosofia: Prof. Ms. Marcelio Viana
Retiro: Pe. Johnnis Parteli


COMO PARTICIPAR?

Se você ainda não é aluno/a da Escola de Teologia, mas se interessa em participar, basta deixar seu nome completo telefone na SECRETARIA de sua Paróquia. Quem já passou pela Escola, mas deseja refazer etapas ou disciplinas, também só precisa deixar o nome na Secretaria Paroquial. Se você é de outra Diocese, ligue no 69 3416 4203 ou escreva para catequesediojipa@hotmail.com










O QUE LEVAR?

     
     Juntamente com muita alegria e empenho, trazer para a Etapa pertences pessoais (roupa de cama e banho), pertences pessoais, material para anotação, Livro de Canto e Bíblia. Para a Noite Cultural: trajes e comidas típicas de festa junina. 



A Escola é coordenada pela Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ji-Paraná e funciona em tempo integral durante os 7 dias.

Fotos: Da 2ª etapa, realizada em dezembro de 2012. 


Paróquia em Rolim realizou Encontro com Catequizandos Adultos e seus Padrinhos


     A equipe da Catequese da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rolim de Moura - Rondônia, realizou, no dia 18 de maio, um Encontro em nível paroquial com os catequizandos adultos e seus padrinhos.
    Esse encontro contou com a presença de mais de cem pessoas. Seu objetivo consistiu em esclarecer as principais dúvidas na caminhada no processo catecumenal e o repasse das orientações da Comissão Diocesana.


Paróquia Divino Espírito Santo realizou Encontro com Educadores/as da Fé

   
   O encontro aconteceu no dia 8 de março, com os educadores/as da fé da Paróquia. O objetivo foi esclarecer, à luz do Diretório Diocesano, algumas dúvidas referentes aos Sacramentos.
O encontro contou com a assessoria do Pe. Janilson e da educadora Valnea Edit. Nesse encontro também foi estudado o tema da CF 2013, orientado pela educadora da fé Cristiane Dal Moro. A maioria das comunidades estiveram representadas.
     A Paróquia Divino Espírito Santo fica localizada no município de Nova Brasilândia d'Oeste - zona da Mata de Rondônia. 



Paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza visitas aos grupos de catequese urbanos


Nos últimos três anos, a equipe paroquial de Catequese da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rolim de Moura - Rondônia, vem realizando visitas aos grupos de catequese de todas as comunidades urbanas. De acordo com a coordenação, o objetivo é conhecer as diversas realidades e ampliar o contato com os catequistas e, principalmente, com os catequizandos.





Neste ano as visitas tiveram início no dia onze (11) de maio, contando com a presença da Ir. Fabiana e do Frei Alexandre, na comunidade Nossa Senhora Aparecida.
Esses encontros possibilitaram às crianças terem um contato mais próximo com os agentes. 







Simone Rossi


Diocese realizou o 6° Encontrão de Animadores e Animadoras dos Grupos de Reflexão


E
ste foi o 6° Encontrão Diocesano dos Grupos de Reflexão realizado pela Diocese de Ji-Paraná, com o objetivo de animar e fortalecer as Comunidades Eclesiais de Base através de um renovado ardor missionário das lideranças com reflexões e orientações às coordenações de Grupos de Reflexão. Além disso, ajudá-los a identificar seu papel e sua missão como animadores/as do Povo de Deus na construção do Reino, à luz dos documentos da Igreja no Brasil, em comunhão com a Igreja no mundo.


O encontro foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de maio no Centro Diocesano de Formação em Ji-Paraná. Participaram cerca de 75 pessoas: coordenadores/as, animadores/as de Grupo de Reflexão e representantes de CPP’s. A convidada para conduzir o encontro foi a Irmã da Congregação das Irmãs Paulinas - Rosana Pulga.
De acordo com os participantes, o encontro foi proveitoso, pois soube animar os participantes em torno da importância de conhecer a Bíblia como Palavra de Deus.
Já a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética que preparou tudo, o encontro serviu para dar legitimidade aos Grupos de Reflexão, que nem sempre se percebem como base das comunidades e que precisam se organizar nas paróquias.



terça-feira, 14 de maio de 2013

Animação Bíblico-Catequética de Ji-Paraná promoverá Encontro de Animadores de Grupos de Reflexão

O Encontro acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio no Centro Diocesano de Formação da Diocese, em Ji-paraná. Será assessorado pela Irmã paulina Rosana Pulga. 



Este encontro, que já é o 6° na história da Diocese de Ji-Paraná, objetiva reunir representantes dos Grupos de Reflexão de toda a Igreja Particular de Ji-Paraná, a fim de animar e fortalecer as Comunidades Eclesiais de Base através de um renovado ardor missionário das lideranças, com reflexões e orientações às coordenações de Grupos de Reflexão. Ajudá-las a identificar seu papel e sua missão como animadores e animadoras do Povo de Deus na construção do Reino, à luz dos documentos da Igreja no Brasil, em comunhão com a Igreja no mundo. 


SOBRE A ASSESSORA
Irmã Rosana Pulga, fsp, natural de União da Serra (RS), é membro da Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas) desde 1956. Bacharel em Filosofia e Teologia pela PUC-MG, cursou Pós-graduação em Teoria e Práticas da Comunicação pelo SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação), pela Universidade São Francisco/SP, e é radialista profissional. Fundadora e assessora do Serviço de Animação Bíblica (SAB) em Belo Horizonte/MG. Assessora e co-fundadora do CEBIPAL-CELAM (Centro de Estudos e Pastoral Bíblica da Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe), com sede em Bogotá. Autora de vários textos pastorais sobre Bíblia e espiritualidade.