quinta-feira, 19 de setembro de 2019

VIVÊNCIAS NO ENCONTRÃO COM CATEQUISTAS – REGIONAL NOROESTE DA CNBB



 São consideráveis as distâncias geográficas que separa as Dioceses de Cruzeiro do Sul, Guajará-Mirim, Humaitá, Ji-Paraná, Lábrea, Porto Velho e Rio Branco umas das outras neste imenso território que é abrangido pelo Regional Noroeste da CNBB. Os caminhos, trilhados por água ou terra, são vencidos corajosamente por aqueles e aquelas que trazem em seus corações o amor pelo Evangelho, e desejam a partir dos serviços oferecidos nesta pastoral colher frutos do bem e do amor nos corações que se abrem como terra fértil para a semente da Boa Nova, desejosa de alcançar todas as pessoas, e assim, construir uma sociedade com valores firmados nos ensinamentos de Jesus Cristo, acalmar almas com a esperança da vida eterna e trazer mensagens de bom ânimo, amor e paz. 
  Assim, ao olhar para suas realidades, cada catequista sabe suas potencialidades e desafios para vencerem e melhorarem esse anunciar da boa notícia eterna, e a ansiedade para as vivências e formações que desejavam encontrar neste espaço do Regional Noroeste no Centro Arquidiocesano de Pastoral - Porto Velho/RO, foi enorme.
                                               
E observada logo no início do evento, na noite da sexta-feira, dia 06 de setembro. Os rostos ansiosos e em demasiada expectativa, estavam atentos para descobrirem juntos o que é o Bibliodrama? E como utilizá-lo para melhorar a comunicação sobre as mensagens da bíblia e aproximá-las da  vida diária daqueles e daquelas que acompanham na catequese de suas dioceses.


os sorrisos de empolgação e o brilho nos olhos, revelavam a espontânea disposição dos corações dos participantes em aprender com este encontro, e levar para suas realidades uma mensagem e uma arte, que, certamente serão proveitosas na prática real da catequese. 


A empolgação se revelava com uma acolhida preparada com com risos e músicas, para alegrar o encontro de formação, deixando tudo ainda mais bonito e encantador.

E nesse clima, Dom Joaquim, bispo referencial da catequese em nível Noroeste, com seu bom humor,acolheu amorosamente a assessora Loredana Vigini, com confiança de que seu trabalho irá gerar bons frutos para a catequese deste Regional. 


Com toda a sua disposição e carinho, Loredana explicou o método, e fez todos os participantes participantes se envolverem com as cenas de congelamento, se sentindo dentro dos textos bíblicos explorando os sentimentos dos personagens, seu contexto social e a realidade que vivenciavam. 

Os participantes também experimentavam os processos de transformação e crescimento a partir do encontro com Jesus Cristo e seu amor.

"No Bibliodrama, é preciso fazer a experiência, ficar com a essência do texto, fazer uma conexão com Deus e com o Espírito Santo e encontrar ele em profundidade, por isso o Bibliodrama conduz para um encontro, um encontro pessoal e íntimo em cada pessoa" ressaltava Loredana Vigini, com verdade e carinho aos participantes. 









As experiências das orações, também foram fermento
para a fé de muitos dos que se entregaram para  essas 
vivências, com o coração entregue e aberto
 para o bom Jesus Cristo.

Sem medo e com confiança, lançando-se em descanso
para os cuidados Daquele que em seus amor, não tarda
e não esquece de suas promessas de vida e de amor.

Ao final do encontro os sorrisos e as salvas de palmas, revelavam a gratidão
por todos os ensinamentos colhidos neste encontro de formação.


Assim como a mulher samaritana que, ao sair do encontro com Jesus no poço de Jacó, foi transformada e, vencendo todas as suas angústias anunciou decididamente um novo reino, de liberdade, amor e justiça. Assim foi a certeza a partir desse encontro, ao qual com a contribuição da Loredana, trouxe para a simplicidade deste povo, uma nova luz para clarear corações dispostos a fazer o encontro com Jesus a partir dos Evangelhos.  

Com muito carinho, Loredana recebeu de Dom Joaquim
agradecimentos e palavras de carinho por sua doação
neste espaço de formação.



Ilza Vidal, representando a coordenação da Catequese do Regional Noroeste, ao final do encontro no dia 08 de agosto, lançou algumas palavras de motivação para os catequistas, e deu alguns informes da caminhada para o grupo.

Logo após, os participantes se organizaram e retornaram para suas realidades, levando agora em sua bagagem mais conhecimento, e outras alegrias e esperanças para partilhar em suas realidades.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário